Cada vez mais, será necessário consumir menos. Se a natureza é a
fonte de matéria-prima que dá origem aos produtos, um produto não pode ter vida
tão curta e ir parar na lixeira como se não tivesse mais nenhum valor. É
preciso tirar o máximo de proveito de todos os materiais utilizados em sua
fabricação. Reduzir, reaproveitar e reciclar agora são palavras de ordem num
mundo onde nem mais uma árvore deveria ser derrubada.
Os
impactos causados ao meio ambiente para a produção de bens de consumo estão
diretamente relacionados à forma como estes são idealizados, planejados e
desenvolvidos. Quanto maior for a dependência de um produto em relação aos
recursos naturais, maior será seu custo monetário, ambiental e social.
Contrapondo-se à cultura predominante do descarte, um novo modelo, menos
agressivo ao meio ambiente começa a ganhar força no mundo inteiro,
desenvolvendo produtos sustentáveis.
Custo baixo x benefício alto – Um número grande de empresas está
captando essa tendência e transformando o desafio da sustentabilidade em uma
oportunidade de negócio, tirando partido de uma relação custo x benefício
diferenciada: custo baixo e benefício grande.
Produtos que
revelam essa nova tendência são peças utilitárias e até obras de arte idealizadas sob a
perspectiva do desenvolvimento sustentável. Com criatividade e boa vontade, o
que era descarte se transforma em novo produto. Coisas incríveis, feitas com
materiais descartados que cumpriram seu ciclo de vida para o consumidor e que
voltam com nova utilidade.
Fonte: Blog do lixo
Fonte: Divulgação
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