quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Como evitar desperdício de comida

Na hora de comprar alimentos, cozinhá-los e consumi-los também podemos tomar pequenas medidas que evitam desperdício de água, gás, combustível e comida. Antes de sair para o supermercado, planeje o cardápio da semana. Desse modo, você compra apenas o suficiente, sem deixar que nada se estrague desnecessariamente. Dê preferência ao consumo de frutas e legumes da estação. Além de serem mais baratos, indiretamente você também economiza em combustível, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera por conta das distâncias mais longas que produtos fora de época usualmente requerem em seu transporte.
A manipulação de frutas e legumes diminui sua vida útil. Não coloque no seu prato mais do que vai comer. O desperdício de comida também gera desperdício de água (cerca de 70% da água disponível é gasta nas lavouras) e poluição da atmosfera (devido ao combustível gasto com transporte e ao CO2 liberado em sua decomposição sem o aproveitamento).
Se algumas partes de legumes estragarem, não desperdice. Corte o que não serve e utilize os restos para fazer uma seleta, um ótimo acompanhamento para pratos assados. O mesmo acontece com o feijão, que pode se transformar em uma deliciosa sopa. Arroz, cenouras e carne podem virar bolinhos e as frutas se tornam compotas, geleias e recheios de tortas e bolos.
Para evitar o desperdício de gás, retire os congelados do freezer com antecedência. Eles descongelarão naturalmente facilitando na hora de cozinhar. O óleo utilizado para frituras pode causar entupimentos e dificultar o tratamento do esgoto se jogado em ralos ou pias.

Antes de ir viajar, esvazie o freezer e a geladeira e desplugue-os da tomada. Não é necessário resfriar alimentos se ninguém vai consumir. Em estações mais frias do ano, ajuste o termostato de sua geladeira para não resfriar demais os alimentos e economizar energia. Gás de cozinha também pode ser poupado com atitudes como abaixar a chama do fogão quando a água ferver, usar apenas a quantidade de água necessária e colocar alimentos duros de molho antes de cozinhar.
Fonte: www.e-cycle.com.br
Foto: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário