segunda-feira, 27 de julho de 2009

Para preservar as fontes d'água

Em se tratando de preservação do meio ambiente, uma das maiores preocupações é com a água, já que sem ela a sustentação da vida humana é improvável. Os distritos de Vila Seca e Criúva, em Caxias do Sul, serão contemplados com o projeto de preservação de produção de água, uma parceria entre as pastas de Agricultura, Meio Ambiente e o Samae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto).
Foto: Rudinei Marcos Giacomelli/divulgação
O projeto objetiva preservar as águas, através da manutenção dos ecossistemas existentes nas microbacias hidrográficas dos arroios Marrecas, Mulada e Sepultura. Inicialmente, serão selecionadas 15 propriedades nos dois distritos onde será feito o planejamento conjugando produção com produtividade e preservação, recuperação, conservação do ambiente e qualidade de vida do produtor.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias, Nestor Pistorello, quatro são os objetivos das ações do projeto: promover a conservação do meio ambiente; manter a matriz produtiva e cultural; tornar a matriz produtiva economicamente rentável; adotar tecnologias às comunidades atendidas.

Conforme o secretário, meio ambiente e produção devem andar juntos, através do planejamento. "Ambos devem andar juntos, dando ao produtor rural dignidade, sustentabilidade e viabilidade da sua propriedade rural". Para apresentar o projeto aos moradores das comunidades, a Secretaria promoveu encontros nos distritos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário